3 anos de empresa!

3_anos_Renata_Pineze_Fotografia

Hoje o texto é looongo porque hoje, dia 28 de abril, completamos 3 anos dessa jornada que é ter nossa própria empresa de fotografia!
Há 3 anos fotografamos nosso primeiro evento juntos (1 dia depois do Dante ter se mudado para Sinop). Eu havia chegado um pouquinho antes, mas considero que começamos a empresa de fato quando o Dante chegou e começamos juntos.

O inicinho é o mais chato… (acho que em qualquer profissão, né? rs)
Há 3 anos voltei para minha cidade natal que estava muito diferente de quando a deixei, 12 anos antes. Muito caseira, um pouco tímida e insegura, eu tinha contato com poucas pessoas da cidade. Não sabia direito por onde começar e sentia uma certa (grande) pressão e ansiedade… ainda mais por ter deixado de lado o diploma de Psicologia.
Minha estratégia foi mostrar a fotografia que eu vinha desenvolvendo (fotos da minha irmã, dos nossos pets, de mim mesma, do Dante, de alguns amigos, etc) através das redes sociais e rezar e torcer para alguém se interessar e me procurar! hahaha Nunca concordei com estratégias de venda agressivas, nunca fiquei oferecendo meu trabalho para ninguém e nem insisto após passar um orçamento. Sempre tive e mantenho até hoje uma postura bem passiva em relação às vendas. Provavelmente não seja a mais inteligente e sei que deixamos de fechar alguns trabalhos por isso, mas combina com o nosso estilo de ser e funciona bem para nós. Acreditamos que quem se identificar com o nosso trabalho chegará até a gente, sem forçar, sem pressão.

Nesse aniversário de 3 anos de empresa, olho para trás e lembro da ansiedade e de todas as dificuldades do início (é triste fazer reunião com 6 clientes consecutivos e nenhum fechar! Dante me aguentou acordando no meio da madrugada chorando para na manhã seguinte receber uma ligação do cliente que queria fechar o contrato rs Ufa! haha) e da felicidade de ter a primeira cliente (Heloisa Casquel) que confiou no meu trabalho e me entregou meu primeiro cheque! Foi uma sensação tão boa de vitória, de esperança no sonho de que eu seria capaz de me manter financeiramente (e que se concretizou! \o/). Confesso que, por ter dois irmãos médicos e bem-sucedidos, sempre tive a impressão de que eu seria a fracassada da família hahaha
Hoje já não conseguimos atender a todos os interessados e acabamos precisando negar vários trabalhos. Esse reconhecimento e valorização do nosso trabalho nos deixa tão tão felizes! É claro que nem tudo são flores, e ser fotógrafo é uma profissão como qualquer outra, cheia de desafios e dificuldades, mas é uma satisfação e realização imensa ver tudo o que conquistamos nesses 3 anos!
Então depois desse texto enorme que nem sei se alguém vai conseguir ler até o final hehe, quero deixar o nosso SUPER OBRIGADO a todos vocês que já nos contrataram, vão contratar ou apenas admiram nosso trabalho, nos acompanham por aqui, pelo IG, curtem nossas fotos, comentam, nos enviam mensagens de apoio e incentivo… só chegamos até aqui por causa de todos vocês que acreditam na gente! MUITO OBRIGADO, PESSOAL!! (obrigadO com “O” porque é meu e do Dante também rs)

Ah, um detalhe importante: nosso botijão de gás também está completando 3 anos junto com a gente! hahahaha E olha que teve uma vez que o Dante esqueceu o forno ligado por 18 horas! haha Fui arrumar um marido tão igual a mim… não me perguntem como a gente ainda não botou fogo na casa! rs

  1. Valeria disse:

    Parabéns ! E continuem nos presenteando com tão belas fotos!

  2. Cris disse:

    Parabéns pelo sucesso, parceria e profissionalismo. Sem falar no bom gosto e qualidade do seu trabalho. Vocês merecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *