Nosso equipamento e qual câmera comprar

 

_DSC6162Como volta e meia sempre aparece alguém nos perguntando sobre o equipamento que usamos, decidimos deixar um post aqui no blog para otimizarmos nosso tempo.

Então, só para lembrar, gente… equipamento ajuda, CLARO (se não, obviamente não investiríamos fortunas nisso!) mas absolutamente NÃO é o que define a sua fotografia. É só observar fotógrafos com equipamentos top de linha que não produzem nada de interessante e outros com equipamento super básico que impressionam pela qualidade do trabalho e pelo olhar diferenciado.

Também admito que somos um pouquinho viciados em equipamentos… temos muito mais objetivas do que seria realmente necessário, mas gostamos de ter a opção de usar, caso a gente queira. E lembrem-se: quem tem 1 não tem nenhum. Ou seja, SEMPRE tenha equipamento reserva no caso de alguma eventualidade! Por exemplo, eu e o Dante sempre fotografamos casamentos com 4 câmeras (duas câmeras para cada um), dessa forma nunca ficaremos na mão no caso de alguma falhar (coisa que nunca aconteceu – mas prevenção nunca é o bastante e já aconteceu com um colega nosso da câmera dele pifar no meio da cerimônia de um casamento).

Somos Nikonzeiros! rs (apesar de termos ficado extremamente decepcionados com a assistência técnica autorizada da Nikon do Brasil, somos apaixonados pelo equipamento).

• Câmeras: D4, D3s, , D810, D750, D700 (já tivemos uma D60 e uma D90 que ficaram para minha irmã) e também uma pequena coleção de lomos

• Objetivas:

– 14-24mm f/2.8

– 24-70mm f/2.8

– 70-200mm f/2.8

– 24mm f/1.4

– 35mm f/1.4

– 45mm f/2.8 PC-E

– 50mm f/1.2

– 50mm f/1.4

– 50mm f/1.8 (desmontada para freelensing)

– 85mm f/1.4

– 105mm f/2.8

De longe, as lentes que mais usamos são as lentes prime (fixas).

• Software para edição de imagens: Photo Mechanic

• Softwares para tratamento de imagens: Photoshop Cs6 e Lightroom 5

• Flashes SB-910 e SB-800

• LED

Aproveitando, também com muita frequência vem gente me pedindo para lhes dizer qual câmera devem comprar. Bom, isso depende muito de pessoa para pessoa, dos interesses específicos, do tipo de fotografia. Por exemplo, se você pretende fotografar eventos, precisa investir em uma câmera com um ótimo desempenho em ISOs altos, se você quer fotografar fotojornalismo, esportes e aventura, precisa de uma câmera que seja rápida, capaz de registrar vários clicks por segundo, e por aí vai…

Outra coisa, geralmente quem vem me pedir essas dicas são pessoas que estão iniciando na fotografia… e eu realmente não conheço nada dessas câmeras de entrada. Ainda, novas câmeras são lançadas com muita frequência, nem sei quais existem no momento. As que eu comecei já até saíram de linha. Assim como você, eu teria que pesquisar muito para te dar uma resposta, e isso é totalmente inviável na nossa rotina sempre corrida.

Além disso, muitas pessoas já escreveram posts enormes e mais completos dando dicas de como escolher uma câmera.. é só dar um google que já aparecem milhares deles! :) Mas, lembre-se que é sempre uma decisão que depende de você, do quanto quer investir, dos seus interesses específicos… e ninguém melhor que você mesmo para tomar essa decisão.

Boa sorte e boas fotos!
:)

  1. Gabriela disse:

    Amei suas fotos! Já sou fã com certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *